22 outubro 2015

Conversa entre amigas parte 1

Ola meninas Quero conversar um pouco com vocês sobre o nosso trabalho , visto que muitas estão perguntando . Criamos a Carmela Caramella para agrupar vários trabalhos paralelos que fazíamos tanto em feltro , como costura e aulas , fazemos isso a mais de 15 anos , porem com a modernidade e a inclusão digital resolvemos expandir para a internet Aqui trabalhamos eu Vanessa e minha mãe a Cris que faz os videos pra vocês , ela tem um dom incrível nas mãos e inclusive para ensinar . A área de atendimento , corte e criação dos moldes é minha ( também seguro a câmera nos videos , hahaha ) e quem faz os pontinhos e a costura e faz faz os milagres por aqui é a Cris, pois coloco uma ideia na cabeça e quero passar pro papel , mas depois isso virar arte são outros 500 , kkkk Essa formula esta dando muito certo , pois conseguimos assim direcionar um bom material para vocês , tanto gratuito como pago e é sobre isso que vamos conversar hoje ao longo de vários posts , a nossa VALORIZAÇÃO , a valorização do artesanato como um todo , a importância da união de uma classe , importância de se reciclar , importância de se aprimorar e principalmente a importância do caminho que se escolhe a seguir . Espero que ao final de todos esses posts fique ao menos uma reflexão a respeito do nosso trabalho . Conto com todas para crescermos ainda mais e nos unirmos . Comentários são bem vindos .



Vamos falar sobre o Dom agora . Todas concordam que nascemos com um dom especial , porem o que poucas sabem é que um dom não tem valor algum sem muito esforço por trás dele . Imaginem só se o Michael Jackson , com toda sua voz e talento tivesse sentadinho esperando o sol nascer pra ele , vocês acham que ele teria alcançado todo esse sucesso ? Eu acho que não , acho que ele foi a luta , aprimorou sua voz , estudou dança e coreografia , deixou de sair , dormir , descansar para ensaiar ate um resultado brilhante . Pois bem amigas , atras de uma artesã bem sucedida existe horas de trabalho , treino , dedicação , e esforço . Vou lhes contar uma coisa , eu não sabia ate uns 5 anos atras nem ligar um computador , e hoje faço coisas que pessoas que fizeram cursos e cursos não sabem fazer , isso se chama interesse e esforço . Eu também me considero uma excelente modelista x desenhista , faço qualquer molde de qualquer coisa , mas ... trabalho quase 20 horas por dia para dar conta das pages , grupos , encomendas , cursos , apostilas e família , pois alem de tudo sou casada e mãe de 3 filhos . Então vamos para o lado pratico da coisa .. Você descobriu que tem um dom para artesanato , e o que você faz com isso ? Estuda , aprende mais e mais , lê as dicas , aprimora questões como venda e atendimento uma vez que seu dom é para artes manuais não é mesmo . ai você acorda cedo e dorme tarde , melhora a cada minuto seus pontos e trabalhos , sabe o valor daquilo do seu suor e chega em qualquer grupo do face e ve a desvalorização do seu dom . mais sera que esse trabalho todo depende apenas de dom ??? deixo essa questão para vocês pensarem Ainda vamos conversar mais sobre isso nos posts a seguir .




Mesmo com o dom muito aflorado todas nós temos um começo e é nisso que temos que prestar atenção , pois desse começo que sairá o nosso futuro , pois bem Vamos encarar o artesanato como a construção de uma casa , você por ter pouca experiencia e dinheiro acaba optando por não dar o verdadeiro valor a base da casa , as vigas o alicerce e isso vai te trazer consequências seríssimas no fim da construção não é mesmo ? Pois bem , estou começando agora , estou fazendo pra mim e preciso ganhar um dinheirinho vou trabalhar com artesanato , eu acho ótimo , a maioria das pessoas começa nessa área para poder ficar mais tempo com os filhos e ainda poder se sentir útil a alguma profissão . leram a palavra PROFISSÃO , pois é meninas , o que é hobby para algumas é profissão para muitas mães que sustentam filhos e família com isso então realmente sejamos profissionais . Mas Vanessa o que é ser profissional ? Pra mim , ser profissional é realmente vender aquilo que se pode entregar e principalmente respeitando os preços , qualidade e estrategias de uma classe , no caso a dos artesões .Veja bem , se você faz só pra você, para presentear a família e os filhos você esta aprendendo e dando o melhor para aquilo e só quem cria expectativas para aquilo é você , quando se vende artesanato ou seja você esta usando isso como profissão tem pessoas por trás dessa venda , a chamada CLIENTE e ela tem um sonho por trás desse pedido e é ai que você tem obrigação de ser profissional . próximo post vamos falar sobre profissionalismo





Vamos conversar falando sobre a diferença entre trabalhar um hobby e ser profissional . Hobby : é quando as pessoas fazem aquilo sem fins lucrativos , apenas para diversão ou satisfação pessoal , isso é maravilhoso , muitas procuram a gente para agradecer pois isso esta ocupando a mente delas , dando um incentivo uma utilidade para aquilo , muitas falam , gostaria de sua apostila pois vou fazer pros meus netos ou estou gravida e gostaria de fazer lembrancinhas , sapatinhos para meu bebe , isso são artesãs por hobby Profissional : uma pessoa que fara daquilo seu ganha pão , terá todas as responsabilidades pelo produto vendido , desde o atendimento até o resultado final , ela tem obrigações sobre o produto apresentado e o entregue e também tem algumas regras éticas que deveria ser seguida para não haver a tal da DESVALORIZAÇÃO do trabalho artesanal . Quando você vê um medico profissional você espera que ele saiba clinicar não é mesmo ? e pq achamos que em outras áreas é diferente ? Veja bem eu posso ter uma dor de barriga e fazer um chazinho caseiro , mas se a dor se agravar terei que ir ao medico não é mesmo ? Imagina você chegar nesse medico , ele olhar pra você e perguntar : Como começo essa consulta ? Você sabe como eu uso esse esteto ? Você se desesperaria e perguntaria , mas você não sabe ? você não é medico ? Pegar uma encomenda com foto dos outros e ir no grupo e perguntar , tenho encomendas disso alguém tem o molde ou me da uma noção de como fazer é exatamente a mesma coisa , PORQUE A CLIENTE ESTA CONTRATANDO UMA PROFISSIONAL . Antes de resolver fazer essas postagens e conversar com vocês procurei 2 advogados diferentes para uma conversa e saber exatamente o que pode e o que não pode , NÃO ESTOU FAZENDO ISSO PARA JULGAR A NINGUÉM , mesmo porque tenho teto de vidro também , já errei , inclusive por não conhecer direito meus deveres e direitos . Então se você optou por ter artesanato como profissão e fonte de renda fique bem atento aos próximos posts , onde alem de ética entre profissionais falaremos sobre nossos direitos e nossos deveres quanto aquele produto.

6 comentários:

  1. Maravilhoso post! Parabéns pelas dicas e atenção que você dá a todos os detalhes, desde os moldes, venda e pós venda!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tenho acompanhado o Carmela Caramella há uns dois meses, inclusive tenho indicado para as pessoas mais próximas pois o conteúdo é realmente de muito valor! Eu tenho expectativa de começar a comercializar meus trabalhos e concordo com você! Antes de começar a divulgar meu trabalho resolvi estudar, aprender mais. Estou fazendo as peças que têm moldes disponíveis aqui, estou me aventurando a fazer meus próprios moldes pra sair do meu jeito. Quero deixar aqui o meu agradecimento por tantos conhecimentos compartilhados, pelo carinho com o qual vocês produzem os vídeos e todo o material disponível e gratuito! Aprendendo a fazer a gente começa a aprender a valorizar também o nosso trabalho e o trabalho dos outros artesãos! Acredito que o respeito é a base de todo bom relacionamento! Deus abençoe suas mãos! Que possam ainda nos ajudar em muitas outras coisas! Em breve pretendo divulgar meus trabalhos e claro, atribuir os devidos créditos pelos moldes aqui disponíveis que eu certamente irei utilizar! Beijinhos! Muita paz, amor e arte para todos!

    ResponderExcluir
  4. Olha muito obrigada pelo post ....eu estou junto com uma amiga querendo fazer de nosso trabalho ua profissão, mas nossa primeira dificuldade é que eu amo feltro e ela Patchwork.. mas acho que esse pode ser até um diferencial..com peças mescladas nos damos mega bem em relação a ideias, e ela é ótima na parte burocrática e eu já sou mais com a parte dos trabalhos em feltro é claro...mas apesar de tudo isso temos um problema que é em relação a trabalharmos fora não temos muito tempo ..estamos aprendendo a lidar com essas dificuldade...até porque também temos família e temos que administrar muito bem esse tempo e o que vocês estão falando está totalmente no assunto que é o nosso dilema e que precisamos aprender...então meu muito obrigada pela ajuda...bj

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    Sem querer, procurando alguma coisa no yotube, vim conhecer o trabalho de vocês, adorei os sapatinhos, até já pedi minha apostila pois me veio a ideia de fazer um projeto e só trabalhar com esses sapatinhos, gostaria de saber se posso pô-los no mercado pois aqui na cidade em que moro que é Salto nunca vi nada igual. Estou adorando seu blog, tem muita coisa interessante. Vocês estão de parabéns. bjks namastê

    ResponderExcluir
  6. oie adorei a postagem,encontrei o blog por acaso porque quero organizar meus horarios e gastos no quesito artesanato, a dez anos trabalho com croche e ponto de cruz junto com a minha mãe como uma fonte extra de renda,a materia ajudou bastante e esclareceu alguns quesitos que eu tinha duvida.Como dizem grandes ideias surgem a parte da necessidade e de nossas inquietaçoes,voces estam fazendo um belo trabalho meus parabens

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...